Terminaram, esta segunda-feira, os Campeonatos Europeus de Natação 2008. A prova, realizada em Eindhoven, na Holanda, teve como maior vencedora a Rússia, que arrecadou um total de 25 medalhas, 12 de ouro.

Na tabela final, seguiram-se a Itália e a França, ambas com cinco medalhas de ouro, mas os italianos conseguiram obter um número total superior: 21 contra 12 dos franceses.

Foi precisamente de França que veio a maior surpresa dos europeus de natação. Alain Bernard, com apenas 24 anos, saltou do anonimato para bater três recordes mundiais, um nos 50 metros e por duas ocasiões nos 100 metros livres, tendo-se sagrado campeão europeu nas duas especialidades.

Outro dos atletas em destaque foi Thomas Daley, de 13 anos. O inglês venceu a prova de plataforma de 10 metros, nos saltos para a água, e tornou-se assim no campeão mais jovem de sempre nos saltos. O atleta foi também o participante mais novo nos europeus deste ano.

Política à mistura

Um dos momentos que marcaram a 29ª edição desta prova foi a subida ao pódio na modalidade dos 50 metros mariposa. O sérvio Milorad Cavic foi o vencedor e, na respectiva cerimónia protocolar, exibiu uma camisola com a frase “Kosovo é sérvio”.

Uma acção política que foi contra os regulamentos e que levou o comité organizador a suspender o atleta do resto da prova. Apesar disso, à chegada à Sérvia, Cavic foi recebido como um herói e várias empresas do país já garantiram que vão apoiar o nadador na preparação para os Jogos Olímpicos de Pequim.

Portugueses despedem-se com recordes nacionais

Depois de várias desilusões ao longo da competição, nas quais os melhores resultados atingidos foram presenças em algumas meias-finais, os nadadores portugueses despediram-se de Eindhoven com dois recordes nacionais.

O primeiro foi alcançado por Carlos Almeida, nos 400 metros estilos, com um tempo de 4,24 minutos. Na estafeta de quatro por 100 metros estilos, a equipa formada pelo próprio Carlos Almeida, Adriano Niz, Simão Morgado e Alexandre Agostinho, fez um tempo final de 3,46 minutos, também novo recorde nacional.