Apesar dos resultados serem ainda provisórios, um estudo sobre insucesso no ensino superior revela, de forma “evidente”, que as instituições do interior são mais afectadas pelo problema. A conclusão foi adiantada ao JPN por João Teixeira Lopes, um dos coordenadores da investigação “Os Estudantes e os seus Trajectos no Ensino Superior: Sucesso e insucesso, factores e processos, promoção de boas práticas”.

Estudo debatido em seminário

Os primeiros dados do estudo, que deverá estar concluído em Junho e cujas conclusões vão ser comunicadas ao Ministério do Ensino Superior, vão ser divulgados quinta-feira num seminário no auditório da antiga reitoria da Universidade do Porto, na Rua D. Manuel II.

“Há uma dicotomia litoral/interior muito evidente, embora ela seja em alguns casos esbatida pela relativa qualidade de vida que existe em cidades de média dimensão e até pelos bons equipamentos que algumas universidades do interior possuem”, diz Teixeira Lopes, presidente do Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (ISFLUP), que desenvolveu a análise em conjunto com o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) do ISCTE.

Encontrar soluções

Desvendar os obstáculos que os estudantes têm de enfrentar no ensino superior, mostrar como a comunidade académica pode alcançar o sucesso escolar e abrir as portas à definição de novas políticas na área foram os principais objectivos do estudo, afirma João Teixeira Lopes, que coordenou o estudo em conjunto com António Firmino da Costa, do CIES.

Com este estudo, iniciado em Julho de 2007, pretende-se dar a conhecer aprofundadamente a realidade do ensino superior. Poderá ser o ponto de partida para encontrar soluções para o insucesso escolar, refere Teixeira Lopes.

Concluído em Junho

Para a realização da investigação foram usadas todo o tipo de estatísticas existentes. Foram estudadas várias instituições do ensino superior de norte a sul do país, que foram posteriormente comparadas a fim de se perceber as diferenças entre elas e a razão pela qual umas têm boas práticas no que respeita ao sucesso escolar e outras não. A análise implicou ainda entrevistas a duas centenas de alunos do ensino superior a nível nacional.