A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) aprovou esta quarta-feira, em reunião, a lista única para o Conselho Regional, liderada por Francisco Araújo, presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez. O cargo de vice-presidente foi ocupado por Joaquim Barreto, presidente da câmara de Cabeceiras de Basto.

A lista conta ainda com oito vogais, todos presidentes de autarquias da região Norte. Celso Ferreira de Paredes, Alfredo Henriques de Santa Maria da Feira, Castro Fernandes de Santo Tirso, Beraldino Pinto de Macedo de Cavaleiros, Artur Cascarejo de Alijó, José Pereira Pinto de Cinfães, João Batista de Chaves e Francisco Lopes de Lamego.

“ON.2 – O Novo Norte”

Também presente na ordem de trabalhos da reunião esteve o ponto de situação do Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013, “ON.2 – O Novo Norte”. O presidente da CCDR-N, Carlos Lage, mostrou-se confiante neste programa devido aos “fundos comunitários volumosos” destinados ao Norte do país. Lage espera que, através deles, se consiga “restaurar a confiança na economia regional”.

As verbas do “ON.2 – O Novo Norte” serão aplicadas, por um lado, nos municípios e por outro em empresas, centros de investigação e laboratórios, sendo que mais de metade do dinheiro “será em benefício dos municípios do Norte”, cerca de 1.400 milhões de euros, mais precisamente.

Para além dos cerca de 2.700 milhões de euros disponibilizados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), o Norte vai receber uma grande fatia dos três programas temáticos portugueses. A título de exemplo, 51% dos 6.100 milhões de euros do programa potencial humano nacional deverão ser investidos na região.

Plano Regional de Ordenamento do Território

O último assunto a ser discutido na reunião foi o ponto de situação do Plano Regional de Ordenamento do Território. Segundo Carlos Lage, o plano está “em bom andamento” e deverá estar concluído antes do Verão. O presidente da CCDR-N espera contar com uma participação activa dos municípios neste programa.

Sem entrar em pormenores sobre o programa, Carlos Lage enumerou algumas das preocupações presentes no Plano Regional de Ordenamento do Território. Lage falou em primeiro nas redes de comunicação, depois na estrutura ecológica regional e, por fim, na rede de cidades. Neste último caso, o presidente da CCDR-N afirmou que o objectivo é criar uma rede de cidades multipolar, sem grandes hierarquias, dando grande importância às cidades mais pequenas e acrescentou que é necessário lutar contra o urbanismo difuso.

Nova vice-presidente do CCDR-N escolhida

Ana Teresa Lehmann, pró-reitora da Universidade do Porto (UP), vai ocupar o lugar deixado em branco por Cristina Azevedo. Segundo o presidente da CCDR-N, a pró-reitora responsável pelo Planeamento Estratégico e pelas Relações e Participações Empresariais da UP, deverá assumir o cargo de vice-presidente da instituição em breve.