Portugal falhou no último teste antes de Scolari anunciar a lista definitiva de jogadores que vai estar na fase final do Euro 2008. Depois da derrota com a Itália, novo desaire, agora com o campeão europeu, a Grécia, equipa que selecção nacional não vence há doze anos. E com a derrota desta quarta-feira, conta-se já a terceira consecutiva contra os helénicos. A selecção lusa perdeu por 2-1, num jogo disputado em Dusseldorf, na Alemanha.

Depois do golo de Charisteas na final do Euro 2004, agora foi Karagounis, um jogador bem conhecido dos portugueses, quem bateu Ricardo. O antigo médio do Benfica marcou, através de dois lances de bola parada.

Sem Cristiano Ronaldo, Nani e Deco, o jogo serviu, sobretudo, para Luiz Felipe Scolari avaliar novos nomes na equipa, como Carlos Martins e Miguel Veloso, que jogaram de início, mas também de Moutinho, um dos melhores em campo, e Jorge Ribeiro.

Com Simão e Quaresma nas extremidades e Nuno Gomes no centro do terreno, tudo começou a piorar quando o ex-benfiquista, agora no Atlético Madrid, teve de ser substituído devido a lesão.

A Grécia dominou o encontro durante os 90 minutos e acabou por chegar aos golos com naturalidade, aos 34 e 60 minutos. Portugal nunca se encontrou verdadeiramente no jogo e teve sempre grandes dificuldades em fazer o que mais gosta: circular a bola.

Portugal diferente após intervalo

Após o intervalo, Luiz Felipe Scolari mexeu radicalmente na equipa. Apesar das alterações, o vice-campeão europeu demorou a encontrar o melhor caminho para a baliza de Nikopolidis. Miguel subiu imensas vezes pelo corredor direito e a equipa portuguesa passou finalmente a criar perigo. Foi num desses lances que resultou o único golo de Nuno Gomes, que beneficiou de uma excelente assistência de Hugo Almeida.

O avançado do Benfica, que voltou a capitanear a equipa nacional, respondeu da melhor forma a Carlos Queiroz, que na véspera havia detectado a falta de um goleador no vice-campeão europeu. Nuno Gomes, que é o quarto melhor marcador da equipa, conseguiu o 28º golo ao serviço da selecção nacional, ficando agora a quatro de Figo.

Parco em ideias e sem conjunto, Portugal ameaçou a espaços, comprovando que o estágio em Viseu será determinante para o desempenho da selecção no Euro 2008. Na realidade, o golo de Nuno Gomes, aos 76 minutos, não esconde as carências de uma equipa que vive em demasia da individualidade de Cristiano Ronaldo, que, apesar de ser neste momento considerado por muitos o melhor jogador do Mundo, não consegue conquistar sozinho um campeonato da Europa.