Este sábado, das 20h às 21h várias cidades a nível mundial comprometeram-se a apagar as luzes pela iniciativa Earth Hour 2008 do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), que a 31 de Março de 2007 juntou mais de dois milhões de residentes em Sydney, na Austrália, na luta contra as alterações climáticas.

De acordo com o site da WWF, houve uma queda de 10,2% da energia na hora em que as pessoas desligaram as luzes, o que representou uma redução do dióxido de carbono em 24,86 toneladas (o equivalente a retirar 48.613 carros de circulação por uma hora).

Samuel Barreto da WWF-Brasil salientou ao JPN que a acção “tem uma simbologia muito forte, principalmente no sentido em que envolve tanto os governos como as iniciativas privadas”. A Earth Hour “surgiu na WWF da Australia como uma manifestação perante os impactos ambientais e um esforço no sentido de começar a fortalecer um envolvimento mais colectivo, algo que é necessário fazer e de uma forma rápida”, explicou Barreto.

O movimento tem como objectivo aumentar a consciência perante as alterações climáticas e demonstrar como um “esforço colectivo” poderá fazer a diferença na luta pelo ambiente em apenas uma hora. Samuel Barreto revela também que a iniciativa já tem uma “adesão enorme”.

De acordo com o site da iniciativa, até à data estão inscritos na Earth Hour 2008 28 cidades (de Tel Aviv a Dublin, passando por Bogotá), 19.221 empresas e 265.075 cidadãos. No entanto, prevê-se que mais pessoas se juntem à iniciativa sem se inscreverem.