O Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) e a Universidade do Porto (UP) são as instituições de ensino superior com maior sucesso escolar em Portugal, revela um estudo feito por centros de investigação das duas escolas.

A conclusão consta dos dados provisórios da investigação “Os Estudantes e os seus trajectos no Ensino Superior”, promovida por um grupo de investigadores do Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da UP (ISFLUP) em parceria com o ISCTE. Ao JPN, o presidente do ISFLUP e coordenador do estudo, João Teixeira Lopes, já tinha revelado que o sucesso escolar é mais visivel no litoral do país.

Relativamente ao ISCTE não foi adiantada qualquer valor. Já a UP, tema central da apresentação do estudo, apresenta 80% de sucesso escolar. Mais informações só serão dadas em Setembro, quando o estudo estiver concluído.

Segundo João Teixeira Lopes, Portugal tem melhorado nos últimos anos no que respeita ao sucesso escolar. O coordenador do estudo acrescenta que tal se deve a uma maior consciência das instituições de que é preciso criar condições de apoio aos alunos para que estes se interessem pelo curso de forma a propiciar o sucesso escolar, combatendo o insucesso e o abandono.

Múltiplas dimensões

O sucesso escolar é um fenómeno multidimensional uma vez que envolve uma pluralidade de factores, entre os quais a trajectória dos estudantes no ensino superior e projectos de vida, origem e contexto social, o nível das instituições que frequentam e as configurações do mercado de trabalho. Todos estes factores influenciam o estudante para o sucesso ou insucesso escolar. “Não podemos reduzir o estudante à sua condição académica”, afirma João Teixeira Lopes.

Promoção do sucesso escolar

Para alcançar sucesso escolar é necessário que o aluno goste do curso que frequenta, isto é, se for a primeira opção do aluno haverá mais probabilidade de ter sucesso, refere Ana Couto, investigadora do ISFLUP.

Para além disto, a falta de informação sobre o curso que frequentam e as médias baixas para a entrada no ensino superior também podem contribuir para o insucesso escolar. “Outra das razões é que os estudantes vêem o ensino superior como parque de estacionamento para o desemprego”, acrescenta Ana Couto.

A investigadora indica Bolonha como um contributo para o sucesso escolar. No entanto, refere que pode igualmente contribuir para o insucesso. “Com Bolonha as presenças são obrigatórias o que leva os alunos a frequentar as aulas atingindo sucesso. Mas por outro lado pode levar ao insucesso e ao abandono”, diz.

Insucesso leva ao abandono escolar

A principal consequência do insucesso no ensino superior é o abandono escolar, que acontece por várias razões: dificuldades económicas do aluno, expectativas fracassadas, acumulação dos já referidos insucessos (reprovações sucessivas que levam à inatingibilidade dos objectivos), défices de formação de base, dificuldade em entrar no mercado de trabalho e exercício de uma actividade em paralelo.