O FC Porto está a apenas uma vitória de festejar o terceiro campeonato consecutivo. Os dragões venceram o Belenenses no Restelo por 2-1, num jogo onde sentiram muitas dificuldades para conquistar os três pontos. Os azuis do Restelo colocaram-se em vantagem por intermédio do avançado brasileiro Weldon que aproveitou da melhor forma uma desatenção da defensiva azul-e-branca. Até àquele momento, apesar de não deslumbrar, a equipa de Jesualdo Ferreira até estava a dominar, enquanto o Belenenses apenas num grande remate de José Pedro tinha assustado. O FC Porto ia para os balneários em desvantagem no marcador mas isso não iria durar muito tempo pois logo no reinicio da partida, Lisandro Lopez fez o golo do empate, num remate à entrada da área.

O golo intimidou o Belenenses, que demorou a reagir ao golo portista, e só através de contra ataques conseguia levar perigo à baliza de Helton. No entanto, e já quando menos se esperava, precisamente no último dos três minutos de compensação dados pelo árbitro, Quaresma caiu na grande área entre vários defesas do Belenenses. Lucílio Baptista, perto do lance, assinalou de pronto a respectiva grande penalidade, convertida pelo outro argentino do FC Porto, Lucho Gonzalez. A vitória, apesar de suada, possibilita aos azuis e brancos a conquista do tri-campeonato já na próxima jornada, caso vençam o Estrela da Amadora no Estádio do Dragão.

Sporting volta a vencer fora de Alvalade

Após 3 meses sem vencer fora, o Sporting voltou às vitórias na deslocação ao terreno da Naval. Os leões venceram por 4-1, num jogo onde até estiveram a perder.

O Sporting entrava em campo com a pressão de não ganhar fora do seu terreno, para a Liga, há cerca de três meses, e as coisas não começaram nada bem para os comandados de Paulo Bento. Logo aos 11 minutos a Naval inaugurou o marcador, com Marinho a cruzar para a área e Marcelinho a apontar o primeiro da partida, com o brasileiro a agradecer as facilidades da defesa leonina. Mas ao contrário do que tem acontecido nas últimas jornadas, o Sporting conseguiu reagir bem ao golo adversário e fez a reviravolta ao marcador em apenas 2 minutos: aos 20minutos Miguel Veloso, com um grande golo, fez o empate e dois minutos depois Liedson fez o segundo para os leões. O Sporting viria mesmo a chegar ao terceiro antes do intervalo, com Liedson a aproveitar bom passe de Romagnoli e a bisar na partida.

Na segunda parte, a Naval entrou melhor tentando chegar ao golo o mais cedo possível, para depois tentar chegar ao empate. O Sporting não atacava tanto como na primeira parte mas ia controlando a partida. A 10 minutos do final da partida, os leões fecharam o marcador por intermédio de Djaló que, após regressar de lesão, marcou o seu segundo golo em outras tantas partidas. O Sporting voltava assim a vencer fora de Alvalade, conquistando uma vitória fácil na Figueira Foz, que lhe permite continuar a lutar pela Liga dos Campeões.

Benfica conquista primeira vitória na Luz no presente ano

O Benfica respondeu da melhor maneira às vitórias dos concorrentes mais directos e obteve a primeira vitória no seu estádio em 2008, ao vencer o Paços de Ferreira por 3-1. Os encarnados marcaram primeiro por Rodriguez, num remate a 30metros da baliza, justificando a supremacia que até então vinha implementado na partida. Quando nada o fazia prever, o Paços de Ferreira chegava ao empate, através de uma grande penalidade transformada por Wesley. O intervalo chegava com um empate a uma bola e temia-se mais um resultado negativo para o Benfica na Luz. Tal não viria, no entanto, a acontecer.

O Benfica chegou ao segundo golo aos 70 minutos, com Óscar Cardozo a aproveitar a insistência encarnada e a chegar aos 20 golos que tinha prometido no inicio da época. Aos 75minutos, foi a vez de Rui Costa fazer o gosto ao pé através de um livre directo, fazendo o 3-1. A cinco minutos do fim, o 10 do Benfica voltou a marcar, aproveitando grande erro de Peçanha, estabelecendo assim o resultado final em 4-1.

Guimarães na luta milionária

Nos outros jogos, destaque para a vitória do Guimarães por 1-0 frente ao Marítimo. Os vimaranenses continuam com os mesmo pontos do Benfica e com grandes hipóteses de chegar à Liga dos Campeões. No duelo entre aflitos, o Estrela da Amadora deu passo importante rumo à manutenção vencendo a Académica por 3-1. No Domingo, Sp. Braga e Leixões empataram a zero enquanto que o Nacional bateu o lanterna-vermelha Leiria por 2-0. Setúbal e Boavista fecham a jornada amanhã, às 19h45m, no Bonfim.