O primeiro-ministro, José Sócrates, o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, e a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino inauguraram, esta segunda-feira, a Via Interna de Ligação ao Porto de Leixões (VILPL) e a nova portaria da estrutura.

A nova ligação rodoviária, que começou a ser utilizada recentemente, é de acesso exclusivo para veículos pesados e tem ligação directa com a auto-estrada pela Via Regional Interior (VRI), localizada a cerca de dois quilómetros da IC24 / A41 e da A4.

Segundo o presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, a nova ligação “retirou dois mil movimentos de camiões do interior da cidade”, o que se traduz num grande impacto ambiental positivo para os cidadãos de Matosinhos, bem como uma maior comodidade e rapidez na fluidez do trânsito.

Já a nova portaria está dotada de avançados sistemas informáticos e permite, em grande parte, a entrada e saída automática de mercadorias do Porto de Leixões através de registo informático. Para Ana Paula Vitorino, a VILPL e a nova portaria vão permitir melhorar a filosofia do porto de Leixões de “chegar e zarpar”, bem como “aumentar fortemente a carga movimentada, desenvolvendo a economia e criar emprego”.

Com este investimento de 34 milhões de euros a juntar-se às recentes melhorias como a nova ponte móvel, a secretária de Estado dos Transportes relembrou que o porto de Leixões deve destacar-se como o “melhor porto do noroeste peninsular”, estando apto a receber “mais de 75% da frota mundial”, disse.

O anterior responsável pela Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) Ricardo Fonseca foi elogiado por todos os intervenientes da sessão. Ricardo Fonseca foi recentemente nomeado presidente da Metro do Porto e deixa, para Matos Fernandes, o seu sucessor na APDL, “uma fasquia muito alta”, afirmou o presidente da câmara de Matosinhos.

José Sócrates disse que os dois últimos anos “marcam um antes e um depois” no porto de Leixões, referindo-se às melhorias já efectuadas, que se traduziram num “aumento da competitividade”, e aos projectos em vista para o porto.

Terminal de Cruzeiros para Leixões

Inseridos no plano para aumentar a competitividade do porto até 2015, foram abordados, durante a sessão, futuros projectos, como a plataforma logística portuária e o novo terminal de cruzeiros de Leixões, cuja construção vai arrancar em 2009, garantiu a secretária de Estado. Está igualmente prevista a construção de um novo terminal multi-usos.

Os novos investimentos mereceram destaque por parte do primeiro-ministro, que incentivou o projecto do porto de cruzeiros, descrevendo-o como um futuro “símbolo do novo turismo para a Área Metropolitana do Porto” (AMP).

Os cruzeiros são actualmente o subsector do turismo que apresenta as maiores taxas de crescimento à escala mundial, afirmou Ana Paula Vitorino. Com o novo terminal, vai ser possível receber cruzeiros até 300 metros e aumentar o turismo da AMP. O projecto inclui uma marina com vários espaços de lazer e restauração.