O director-geral da Saúde (DGS), Francisco George, emitiu, terça-feira, um comunicado [PDF] que determina a suspensão imediata da comercialização de Depuralina, suplemento alimentar usado em dietas para perder peso.

A origem da deliberação assenta na “existência de fortes suspeitas de associação causal entre a utilização de Depuralina e o aparecimento de episódios tóxicos graves,nomeadamente choque anafiláctico e hepatotoxicidade”.

As conclusões são resultado de análises feitas por especialistas da DGS, do Gabinete de Planeamento e Políticas do Ministério da Agricultura (GPPMA) e do INFARMED depois da recepção de “notificações de três casos graves de doença aguda”. Os consumidores em causa tiveram de receber assistência hospitalar depois de ingerirem este suplemento alimentar.

O que é a Depuralina?

É um suplemento alimentar composto por substâncias ricas em fibra que ingeridas em excesso podem provocar “desequilíbrio intestinal, dores abdominais, diarreia, flatulência”, como explicou Alexandra Bento, presidente da Associação Portuguesa de Nutrição, em declarações à Lusa. Tem sido publicitada como um produto natural que ajuda o organismo a expulsar até 20 quilos os resíduos que este produz.

O comunicado da DGS refere, ainda, que uma vez detectada a situação de alerta, a retirada do produto do mercado corresponde a uma medida de precaução por “razões de protecção da Saúde Pública”. Aos consumidores é recomendado que interrompam a ingestão do produto e que “caso apresentem qualquer alteração do seu estado de saúde, consultem de imediato o médico”.

DECO nunca recebeu queixas sobre consumo do dietético

Na sequência do comunicado emitido pela DGS, Isabel Lencastre, assessora de imprensa da associação de defesa do consumidor, referiu que a DECO, até à data, nunca recebeu nenhuma queixa em relação a efeitos maléficos do consumo de Depuralina.

Ao JPN, Isabel Lencastre disse que o papel da associação é prestar informações correctas e esclarecidas aos consumidores, mas que a associação nunca foi contactada pelos consumidores sobre o suplemento alimentar.