Mais de 1.800 medicamentos genéricos chegam às farmácias mais baratos, a partir des terça-feira. O Infarmed prevê que a descida, que será no máximo de 12%, permita aos utentes pouparem cinco milhões de euros anuais e dez milhões ao Serviço Nacional de Saúde.

São exactamente 1861 os medicamentos, que abrangem 13 substâncias activas, que vão ver os preços reduzidos, numa medida tomada ao abrigo da Portaria n.º 300-A/2007 (n.º 5 do art.º 5.º).

Estes fármacos, segundo comunicado da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), “são os medicamentos genéricos que, no período de Janeiro a Dezembro de 2007, apresentaram quotas de mercado superiores a 50% no âmbito da comercialização da respectiva substância activa”.

A lista de medicamentos integra fármacos que, de acordo com as suas indicações terapêuticas, são usados para o tratamento da depressão, próstata, tensão alta, osteoporose após menopausa ou epilepsia e ainda antibióticos contendo as substâncias cerftriaxona e ciprofloxacina, anti-inflamatórios, medicamentos para o tratamento de infecções de fungos, problemas de estômago e prevenção de tromboses.

A maioria dos medicamentos vai ver o preço reduzido em 5%, enquanto os antibióticos que contêm a substância ciprofloxacina são os que vão sofrer a descida mais acentuada.

As embalagens que já se encontram nas farmácias vão continuar a ser vendidas ao preço antigo, só se passando a praticar os novos preços quando houver uma reposição de stocks, afirmou fonte do Departamento de Comunicação da Associação Nacional de Farmácias (ANF).

Esta é a segunda vez que os genéricos, cuja quota de mercado representa mais de 50%, vêem o seu preço ser reduzido. A medida foi aplicada pela primeira vez no ano passado, tendo sido reduzido o preço de mais de 2.000 medicamentos.