Está a circular, desde segunda-feira, à volta dos Paços do Concelho do Porto, uma carrinha do PCP equipada com altifalantes e decorada com um cartaz de protesto contra Rui Rio. O vereador da CDU na Câmara do Porto, Rui Sá, explica que a contestação se deve ao retiro dos cartazes da propaganda do PCP das chamadas “zonas brancas”, onde a colocação de cartazes “é permitida, bastando um comunicado prévio à câmara”.

O protesto deu origem a uma “semana de luto”, bem como à apresentação de queixas em tribunal. Rui Sá comunicou aos jornalistas, depois da reunião de câmara desta terça-feira, que será apresentada uma nova queixa no Tribunal Administrativo do Porto, já esta sexta-feira.

O Regulamento sobre Propaganda Política divide a cidade do Porto em três zonas: na vermelha é totalmente proibida a propaganda política, na amarela a afixação requer autorização camarária, e na zona branca, como por exemplo a Circunvalação, basta informar a câmara sobre o local e a data em que se pretende colocar a propaganda.

Rui Sá explicou que a maioria PSD/CDS justificou a remoção dos cartazes com a “questão estética”, mas o mesmo critério não tem sido aplicado em relação aos anúncios comerciais, que “estão em todo o lado, independentemente das zonas”.

Frisou que a Câmara do Porto “não está a cumprir o seu próprio regulamento” ao tirar os cartazes das zonas permitidas e declara que o PCP, para além da queixa em Tribunal, vai colocar novas estruturas de propaganda onde esta foi retirada. A “semana de luto” termina esta sexta-feira.