O julgamento do primeiro operador de áudio dos 23 profissionais de audiovisual aos trabalhadores a recibos verdes da RTP-Porto, que reclamam a integração nos quadros da estação, foi “suspenso, a pedido da RTP, por 15 dias até à conclusão do concurso para as 25 vagas” lançado pela estação televisiva em Fevereiro, referiu o advogado dos freelancers Luís Samagaio.

Marina Ramos, do gabinete de Comunicação da RTP, disse ao JPN que a conclusão e divulgação dos resultados do concurso público para as 25 vagas destinadas à integração dos quadros da empresa “deve estar para breve, porque as provas (de entrevista, testes psicotécnicos, entre outros) já estão quase todas feitas”, estimando que para a próxima semana já sejam conhecidos os seleccionados.

A porta-voz lembrou que a abertura deste concurso tem como objectivo a resolução de problemas na estação televisiva, tais como “acabar com estas participações em part-time, aumentar o número de vagas que fazem realmente falta à RTP para solucionar problemas internos”.

Questionada sobre qual a probabilidade dos 23 freelancers que colocaram a estação em tribunal ficarem seleccionados para os quadros da empresa, Marina Ramos afirma: “A RTP quer os melhores, não quer os que puseram a RTP em tribunal” e vincou que um dos critérios a ser considerado é a experiência profissional nesta área.

Luís Samagaio disse ao JPN que, esta segunda-feira, deram entrada no Tribunal de Gaia mais duas acções de funcionários a recibos verdes da área da produção, que foram despedidos a 29 de Fevereiro. A continuação dos julgamentos vai acontecer a 5 e 12 de Maio.

Possível proposta com vista a acordo

Luís Samagaio adianta que houve uma abordagem por parte da RTP no sentido de se chegar a um acordo com os funcionários a recibos verdes. Para o advogado dos freelancers, o importante é que todos os seus clientes entrem para os quadros da estação televisiva, seja por via de um possível acordo por parte da RTP ou pela selecção dos recibos verdes no concurso público.