O “Kumba Project” é um programa de voluntariado médico realizado na cidade de Kumba, nos Camarões. A iniciativa, destinada a estudantes de medicina dos anos clínico e médico, nasceu, em 2003, em Itália com o objectivo de dar apoio aos Serviços Sanitários do país africano e de cooperar na prática clínica do corpo médico local. Em Portugal, as missões começaram em Novembro de 2005, a cargo da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM).

Kumba é uma província da República dos Camarões que se localiza no Norte da região subsariana equatorial de África e que apresenta uma elevada precariedade nos acessos aos cuidados de saúde por parte dos seus habitantes. A crescente taxa de malária que atinge já os 90% é uma das problemáticas que atinge o país, assim como o insuficiente acesso a água potável e as más condições de higiene.

A coordenadora do projecto a nível nacional, Andreia Felizes revelou ao JPN que “esta iniciativa traz vantagens para o estudante, já que este aumenta a sua experiência clínica e experiência humana”. “Os camaroneses conseguem consultas grátis e acesso a medicamentos que levamos em grandes quantidades, mesmo sabendo que, infelizmente, nunca damos resposta na quantidade que eles precisam”, lamentou Andreia Felizes.

O projecto divide-se em duas vertentes com um programa de actividade clínica que consiste em efectuar consultas de clínica geral em colaboração com médicos locais e um programa de saúde pública que pretende fazer uma acção de educação sanitária, para que os habitantes possam melhorar as condições de higiene em que vivem.

Para obter financiamento, a ANEM faz o que pode, uma vez que o Ministério da Saúde não aprovou o projecto em termos científicos. Os patrocínios advêm do apoio, nem sempre certo, da Reitoria da Universidade do Porto e da Universidade de Lisboa e de angariações feitas em actividades organizadas ao longo do ano.

Missões em Abril, Agosto e Novembro

As missões em Kumba realizam-se nos meses de Abril e Agosto, ainda que este ano se acrescente uma outra, no mês de Novembro. A iniciativa abarca estudantes entre o terceiro e o sexto ano do curso de medicina, mas também pode incluir médicos, apesar de o projecto se destinar a estudantes.

Durante o mês de Abril de 2008, um estudante da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e dois médicos partem para a missão em Kumba com o intuito de darem um pouco de si ao povo camaronês.

Isabel Lopes é uma das médicas que vai participar na iniciativa, mas já tem alguma experiência por ter sido voluntária noutros projectos. O sonho de ajudar outras pessoas estende-se a todos os participantes e o desejo de poderem praticar o que sabem alia-se ao facto de o projecto lhes dar a oportunidade de aprenderem muito.

“Vou por mim, vou pela experiência, vou por tudo”

Andreia Felizes, coordenadora do projecto a nível nacional integrou a primeira missão organizada em Portugal e contou como viveu a experiência de estar num país de culturas e formas de vida tão diferentes. “Este é o tipo de projecto em que sempre sonhei trabalhar. Mas a minha primeira semana lá, foi muito difícil por causa da adaptação. Eu tinha a ideia de pessoas que viviam com muitas dificuldades, mas que eram extremamente alegres. O que encontrei foram rostos sisudos de medo, raiva e orgulho. Quando começámos as consultas tudo mudou e vi que existem coisas universais. Eles ficaram muito agradecidos por nós lá estarmos e acabaram por nos afectar de uma maneira diferente”, contou Andreia Felizes.

João Protasio, participante da missão de Abril, vê esta experiência como “extremamente enriquecedora”. “Uma pessoa dá, mas também recebe sempre. Vou pelas pessoas que vou encontrar, vou por mim, vou pela experiência, vou por tudo”, disse João antes de partir em missão para Kumba.