Metade do poder de compra dos portugueses concentra-se em apenas 5,8% do território continental. Os dados resultam de uma análise ao índice do poder de compra das regiões, feita pela Marktest e demonstra que apenas 25 dos 278 concelhos do continente concentram 50,1% do poder de compra da população.

O estudo, que não englobou os Açores nem a Madeira, mostra que os 25 concelhos se localizam, na sua maioria, no litoral e nas regiões de Lisboa e Porto. Lisboa é o concelho mais rico, com 11% do total do poder de compra nacional continental. No conjunto dos 25 concelhos, Lisboa representa ainda 22% do total da riqueza.

Muito abaixo dos 11% detidos por Lisboa, segue-se o concelho do Porto com apenas 3,6%. Muito perto dos valores do Porto está o concelho de Sintra, com um índice de 3,3%, distanciando-se dos 2,4% de Gaia, que surge em quarto lugar na lista dos concelhos com o poder de compra mais elevado do continente.

Aqui estão, também, localizadas quase metade das empresas situadas no Continente e 69% da sua facturação, e é aqui que são cobrados pelo Estado 74% dos impostos. Nestes 25 concelhos concentram-se cerca de metade das caixas automáticas, bem como 76% do crédito bancário concedido, sobretudo crédito para habitação.