Quatro dias após a ida às urnas, a Comissão Eleitoral do Zimbabué divulgou os resultados das eleições para o parlamento. O partido de Morgan Tsvangirai assegurou 105 dos 210 assentos, retirando assim a maioria absoluta que o Zanu-PF (União Nacional Africana do Zimbabwe – Frente Patriótica) detinha até então. O partido de Mugabe ficou-se pelos 94 lugares, sendo esta a primeira derrota em quase três décadas de governação.

Dentro do Movimento para a Mudança Democrática (MMD), a facção de Tsvangirai conseguiu 96 assentos, enquanto a liderada por Arthur Mutambara conquistou nove lugares. Esta divisão dentro do partido aconteceu em 2005, por não terem conseguido chegar a um acordo quanto à estratégia eleitoral a seguir.

Quanto aos resultados das presidenciais, ainda não existem dados oficiais. No entanto, esta quarta-feira, em conferência de imprensa em Harare, o MMD declarou-se vencedor nas eleições presidenciais. O principal partido da oposição afirmou que o seu líder, Morgan Tsvangirai, terá conseguido 50,3% dos votos, contra 43,8% de Mugabe e 7% de Makoni.

Apesar dos receios da comunidade internacional, até à data ainda não foram registados actos de violência. Mesmo assim, mantém-se o clima de preocupação face à divulgação dos resultados das eleições para a presidência.