O CDS-PP propôs esta quarta-feira, no Parlamento, que a Autoridade da Concorrência passe a investigar a subida dos preços dos bens essenciais. Os democratas-cristãos apontaram para o facto do pão ter aumentado 10%, o leite, o queijo e ovos 11% e o gás ter tido uma subida na ordem dos 7%, números bastante acima da inflação.

Para o partido, “esta preocupação é algo que não deve ficar apenas pelo discurso, uma vez que estes bens têm um peso muito grande naquilo que é o dinheiro que todos os meses as famílias portuguesas têm de gerir e o seu preço é cada vez mais alto”, explicou Diogo Feyo, líder parlamentar do CDS-PP, ao JPN.

“Os aumentos enormíssimos dos preços” podem dever-se a várias razões, como ao “aumento das matérias-primas, abuso de posição de mercado ou até alguma cartelização”, refere. Para o líder parlamentar, o importante é que o “Governo peça essa mesma investigação, para que o mercado funcione melhor e de uma forma transparente”.

Um segundo projecto de resolução foi ainda apresentado pelos deputados do CDS-PP. Os democratas-cristãos sugerem a criação de um portal na Internet que permita ao consumidor acompanhar a evolução dos preços. Diogo Feyo explica que este projecto “é essencial”, uma vez que é importante perceber se com a descida de 1 ponto percentual do IVA, que entra em vigor em Julho, “também se vão verificar alterações no preço dos bens ou se, pelo contrário, o preço se vai manter inalterado, o que evidentemente não se pretende”.