“O Paranormal” volta esta quinta-feira, 3 de Abril, ao Porto, agora no palco do Teatro Municipal Rivoli. A peça, da autoria de Miguel Falabella e Maria Carmen Barbosa, com Joaquim Monchique na pele de 16 personagens, marca o regresso à cidade do actor português, dez meses após a sua estreia no Cinema Batalha.

Depois de ler um texto da Cruz Vermelha, que referia que o número de pessoas que desapareciam era maior do que o de vítimas de catástrofes naturais, Miguel Falabella questionou-se sobre o destino dessas pessoas e escreveu “Louro, alto, solteiro procura”. O título adoptado em Portugal foi o de “O Paranormal”.

A peça decorre numa sessão espírita colectiva, na qual o professor Adamastor (uma das 16 personagens interpretadas por Monchique) apela ao público para que pense em pessoas desaparecidas. Quinze desses “espíritos” são depois encarnados pelo professor.

Contudo, este perde o controlo das ligações e várias pessoas entram em contacto ao mesmo tempo. Cada uma delas vai ganhando vida própria, dando origem a um conjunto de linhas cruzadas, que proporcionam momentos sem pausas, nem intervalos.

A peça vai estar em cena no Pequeno Auditório do Rivoli. Quase um ano após a estreia, no Cinema Batalha, “O Paranormal” já foi visto por mais de 40 mil pessoas, em mais de 130 apresentações por todo o país.

A peça estará em cena até ao próximo dia 27 de Abril, de quinta a sábado às 21h30 e domingos às 17h00.