O ex-ministro do Trabalho e da Segurança Social e actual eurodeputado José Silva Peneda lamenta que Portugal não tenha investido “um só euro do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para aumentar o investimento português” e realça que “o investimento público para o Norte definhou”. Silva Peneda questiona “como cresce o Norte sem metas” e define três objectivos para que a região se torne competitiva: “trabalho, inovação e capital”.

O antigo governante referiu, no “Fórum-Debate sobre o Desenvolvimento da Região Norte” organizado pela Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), que “a Europa está num bom momento, mas que Portugal não está, muito menos o Norte”, e que actualmente a Europa tem maior produtividade que os EUA.

Quanto ao tema da globalização, o eurodeputado afirmou que esta não atinge a Europa de forma igual e que há “regiões ganhadoras e regiões perdedoras”. Assim, têm sido tomadas iniciativas por parte da União Europeia para colmatar os aspectos negativos do processo globalizante. E destaca ainda a preocupação com as grandes potências mundiais que têm vindo a crescer, como a China e a Rússia que ainda desrespeitam os direitos humanos.

Quanto aos números das estatísticas europeias, Silva Peneda revela que, em 2007, Portugal cresceu três vezes menos que a Irlanda e duas vezes menos que a Espanha.

A acompanhar o eurodeputado esteve também presente Vladimiro Feliz, vereador da Câmara Municipal do Porto (CMP), José Marques dos Santos, Reitor da Universidade do Porto (UP) e os docentes José Ramiro Pimenta e Eduardo Victor Rodrigues, dos departamentos de Geografia e Sociologia da FLUP, respectivamente.

Meta da UP é estar entre 100 melhores da Europa

O reitor da Universidade do Porto, José Marques dos Santos, lembrou a meta para a universidade que é tornar-se nas 100 melhores da Europa e mostrou-se optimista quanto ao desenvolvimento da região, destacando que a UP é uma grande mais valia para a cidade.