Portugal foi o país convidado para participar na edição deste ano do PhotoEspaña ’08 (PHE08), o festival internacional de Fotografia e Artes Visuais que tem vindo a destacar-se no panorama artístico ao longo dos seus dez anos de vida.

A iniciativa, que conta com a colaboração do Turismo de Portugal, foi apresentada esta terça-feira em Madrid e permite que artistas e personalidades nacionais participem nas actividades culturais desenvolvidas pelas instituições dos dois países.

O festival encetou, em 2007, uma colaboração com outros países através da participação de artistas e personalidades nas actividades culturais desenvolvidas, tendo a França sido a convidada da edição anterior. Desta vez o destaque coube a Portugal, que irá contribuir com um intenso programa artístico e de comunicação.

O PhotoEspaña ’08 decorre anualmente em Madrid e é considerado um dos mais prestigiados festivais de fotografia europeus. Esta é a primeira de três edições (2008-2010) que conta com o português Sérgio Mah como comissário-geral do festival, sendo que é a primeira vez que que o PhotoEspaña convida um estrangeiro para comissário.

O também antigo director artístico da bienal LisboaPhoto revelou ao JPN que aceitou o convite com grande satisfação, pois acredita que é um “projecto profissional aliciante”. Contudo, não acredita que foi por sua causa que Portugal foi escolhido como convidado deste edição, embora espere que o país venha a beneficiar culturalmente ao participar no PhotoEspaña.

Sérgio Mah é o responsável pelo programa temático do PHE08, que este ano terá como tema o “lugar”, incorporando um conjunto de 23 exposições ligadas a este tema. Contudo, o evento não se cinge apenas às exposições fotográficas pois, tal como afirma Sérgio Mah, “o PhotoEspaña ’08 é um evento que tem várias componentes”.

A 4 de Junho, em Madrid, vão ser abertas duas exposições individuais de fotografia de João Maria Gusmão e Pedro Paiva. Também os Prémios BES Photo estarão presentes, assim como as fotografias de Pedro Barateiro e de Augusto Alves da Silva, integrados numa exposição colectiva.

Em conversa com o JPN, Pedro Barateiro confessa ter ficado contente por ter sido convidado para a iniciativa. “Penso que será uma óptima oportunidade, porque não há muitas oportunidades destas em Portugal para os artistas nacionais mostrarem o seu trabalho”, explica.

O fotógrafo confessa que, na sua opinião, todos os artistas convidados têm grande valor e que Portugal estará muito bem representado, embora admita não ser a pessoa mais indicada para o dizer.

Contudo, não será só Espanha a receber as exposições. Em Portugal também vão estar duas exposições do PHE08, no âmbito do programa de arte contemporânea do Allgarve’08. Em Maio, o Museu Colecção Berardo vai receber uma exposição colectiva e, de 21 de Junho a 7 de Setembro, estará exposta uma exibição individual de Ignasi Aballí no Museu de Portimão.