Desde a passada quarta-feira que a Rádio Lusitânia está a passar música portuguesa na Internet. Trata-se de um projecto levado a cabo pela Rádio e Televisão de Portugal (RTP) e que emite 24 horas por dia no site radiolusitania.rtp.pt. Para além da música, programas como Viva a Música, Cantos da Casa ou Vozes da Lusofonia vão também passar pela grelha da rádio.
Ao JPN, Jorge Alexandre Lopes, director de conteúdos para novas plataformas da RDP, explicou a base de funcionamento desta nova rádio online. “O objectivo é reunir as memórias da música portuguesa. No entanto, não é uma rádio de flashbacks. Eu prefiro defini-la como uma rádio de património, onde estão reunidas canções que marcaram um tempo”, explicou Jorge Alexandre Lopes.
Quanto a restrições de estilo, Jorge Alexandre Lopes deixou claro que “do ponto de vista musical, a rádio faz toda a linha”. “Dentro da música portuguesa vamos do fado aos trovadores até ao pop mais contemporâneo. Portanto, é uma rádio que do ponto de vista do leque não é demasiado formatada. Vai-se poder ouvir êxitos do Marco Paulo, como grandes canções do Zeca Afonso”.
O director de conteúdos para novas plataformas da RDP foi ainda mais longe e descreveu a Rádio Lusitânia como uma rádio que “canta Portugal”.
Público-alvo acima dos 40 anos, mas não só
“Do ponto de vista etário, o nosso público-alvo situa-se nas pessoas com mais de 40 anos. Do ponto de vista territorial, não faz sentido limitá-lo quando estamos a falar da Internet”. Foi desta forma que Jorge Alexandre Lopes caracterizou o público-alvo da nova rádio online.
Rejeitando a associação da Rádio Lusitânia a um projecto direccionado para os emigrantes portugueses espalhados pelo mundo, Jorge Alexandre Lopes referiu, porém, que “não é possível condicionar a rádio às pessoas que ouvem conteúdos áudio na Internet apenas em Portugal”. “Quando consideramos o mundo é uma coisa completamente diferente. Se juntarmos os portugueses todos da França, Suíça, Alemanha, Austrália e por aí fora temos um público muito mais amplo”, explica.