A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), o CoLab (Co-laboratório Internacional para as Tecnologias), inserido no âmbito do programa Universidade do Texas em Austin, e a ZON Multimédia assinaram, esta quinta-feira, na reitoria da Universidade do Porto (UP), um protocolo que prevê o lançamento de um prémio com o objectivo de estimular a investigação na área das aplicações e conteúdos digitais.

O prémio, no total de 200 mil euros, divide-se pelas categorias de Aplicações, Conteúdos Multimédia e Curtas-metragens. Os trabalhos vencedores em cada uma das categorias vão ser premiados com o montante de 50 mil euros em dinheiro, financiados pela ZON Multimédia, bem como bolsas de investigação concedidas pela FCT.

O trabalho que for considerado o melhor entre os vencedores das três categorias vai arrecadar ainda o Prémio Criatividade em Multimédia e mais 50 mil euros, adicionais ao prémio atribuído por ter vencido a sua categoria.

Já o CoLab promove a integração do vencedor ou um seu colaborador, em qualquer dos tipos de bolsas a conceder no âmbito do prémio, em equipas e projectos de investigação em Portugal, e inclui uma estadia temporária na Universidade do Texas em Austin, nos Estados Unidos.

Prémio aliciante

O presidente da FCT destacou a multidisciplinaridade da iniciativa, que vai cruzar a ciência e as artes, e elogia o valor elevado do prémio. “Costuma ver-se estas iniciativas como marketing das empresas, com valores simbólicos. Neste caso, houve um envolvimento sério e empenhado na ciência e na tecnologia”, disse João Sentieiro.

O desafio está aberto à participação de todos, mas é especialmente direccionado para a população universitária e para recém-licenciados. Questionado sobre uma possível desvantagem para os participantes mais jovens e com menos experiência, António Câmara, director da CoLab, esclareceu que o propósito do desafio é um “estimulo à criatividade”, devendo a imaginação ocupar o lugar de destaque e não apenas os atributos técnicos.

O “Prémio ZON Criatividade em Multimédia” será anual e a entrega dos trabalhos candidatos à primeira edição termina em Outubro de 2008.