O PCP recolocou, esta sexta-feira, cartazes políticos nos mesmos locais da cidade de onde foram retirados anteriormente pela Câmara Municipal do Porto.

Belmiro Magalhães, do PCP-Porto, disse ao JPN que foram recolocadas dez estruturas na zona da Circunvalação bem como no Carvalhido, locais situados em “zonas brancas”, nas quais é permitida a colocação de propaganda política.

Para além da questão estética apontada pela autarquia como razão para a remoção dos cartazes, Belmiro Magalhães esclareceu que a lei diz que “basta um comunicado [à câmara]” para a colocação ser válida. No entanto, a câmara do Porto instituiu o “pedido de autorização” como critério para a afixação de cartazes políticos, premissa com a qual os comunistas não estão de acordo e que vai contra o que diz a lei, segundo o dirigente comunista.

Questionado sobre que medidas tomar caso as estruturas sejam novamente removidas, Belmiro Magalhães diz que quer acreditar que “não vão voltar a ser”, mas que se acontecer de novo, o PCP terá de encontrar uma “resposta política à altura” da situação.

O protesto deu origem a uma “semana de luto”, que terminou, agora, com a recolocação da propaganda comunista.