A Universidade do Porto (UP) e a Fundação Casa da Música (CdM) vão dar continuidade à relação de cooperação que vinham a desenvolver com projectos anteriores, como o programa juvenil “Universidade Júnior”, e decidiram assinar, formalmente, um protocolo que pretende estabelecer uma colaboração mais regular entre as duas instituições.

Segundo o vice-reitor da UP, António Marques, a ideia partiu da universidade, mas foi muito bem acolhida pela CdM. O vice-reitor adianta que as vantagens podem ser muitas para ambas as instituições. “No caso da Universidade do Porto, está-se a abrir cada vez mais à sociedade, ou seja, hoje a universidade tem essa preocupação de, em vez de estar fechada nos laboratórios e nas salas de aula, quer, de facto, estabelecer-se a diferentes níveis, como na actividade cultural”, diz.

Esta é uma área que interessa à UP, em especial a música, já que há uma lacuna neste campo, uma vez que não há nenhuma escola de música na instituição. “A universidade tem promovido um conjunto de iniciativas do foro cultural, desde debate de ideias, conferências a muitas exposições. E justamente uma das áreas onde a universidade não tem tido uma intervenção muito grande e nem pode ter porque também não tem escola para isso, é o ensino da música”, explicou António Marques ao JPN.

Por outro lado, o vice-reitor afirma que, através da existência de mais actividades culturais e ligadas à música se podem seduzir ainda mais estudantes estrangeiros para a UP. “A universidade está a apostar muito na internacionalização e isto significa que, do ponto de vista dos estudantes que nos procuram e vêm para UP, a Casa da Música tem programas muito interessantes, são motivos fortes de atracção”, diz António Marques.

Vários serão os projectos de colaboração, desde a organização de eventos de carácter científico em torno da música, até à realização de programas formativos sobre aspectos da prática, do conhecimento e da apreciação musical, passando pelo desenvolvimento de projectos universitários de produção de música, pela difusão de eventos da CdM e pela abertura do acesso, em condições privilegiadas, da UP aos eventos da CdM.

A primeira iniciativa prevista vai ter lugar já este sábado, logo após a assinatura do protocolo entre as duas instituições. Um concerto de música clássica organizado pela CdM propositadamente para a universidade, por ocasião das celebrações do 97º aniversário da UP.