A poucas horas de se poder sagrar tricampeão, Pinto da Costa deslocou-se a São João da Madeira para inaugurar a casa número 122 do Futebol Clube do Porto (FCP).

Visivelmente emocionado, o presidente do FCP criticou aqueles que fazem “lema da vida” o “ódio” e a “inveja”. “Esses coitados não compreendem” e “não conseguem reconhecer que somos melhores que eles”, ironizou.

Numa sala repleta de adeptos “azuis e brancos”, Pinto da Costa garantiu mais vitórias e afirmou que “no meio da euforia, da vitória e do grito de campeão” se deve “ignorar, com o desprezo que merecem os vermes”, os adversários.

O presidente do FCP foi mais longe e criticou ao “centralismo” de Lisboa, caracterizando-o de “absurdo”. “Por mais pontes que façam, por mais milhões que nos levem, por mais que nos hostilizem ou nos esqueçam, nós havemos de mostrar que foi aqui que nasceu Portugal”, frisou.

Pinto da Costa deixou uma mensagem de apoio aos adeptos e deixou claro que “aqueles que querem calar a voz do FCP, enganam-se porque não calarão”.

Acompanhado por antigas glórias do clube, nomeadamente Fernando Gomes, António Sousa e Carlos Secretário, o presidente do FCP deixou a promessa de voltar à capital já no próximo ano para festejar a vitória do “tetra”.

Para além dos ilustres do futebol, na mesa de Pinto da Costa estava também o presidente da Câmara sanjoanense que o presidente azul e branco elogiou e deixou escapar a “infelicidade por não ter um igual”.

A matemática garante que caso o clube “azul e branco” ganhe ao Estrela da Amadora, sábado, os portistas podem festejar já o tricampeonato. Se assim for, o FCP será o primeiro campeão da Europa da época 2007/2008.