A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) acolhe nos dias 7 e 8 de Abril o Seminário Internacional “Cinemarchitecture“. O objectivo desta iniciativa passa por “estudar as conexões entre as duas áreas, estudar o modo de trabalhar dos cineastas e dos arquitectos e estabelecer as comparações”, como explicou ao JPN o arquitecto e coordenador do seminário, Luís Urbano.

O “Cinemarchitecture” integra-se num workshop internacional sobre o mesmo tema, e conta com a participação de cerca de 40 estudantes das universidades do Porto, Cambridge, Liverpool e da Academia de Artes da Estónia. Para falar sobre a forma como a arquitectura é usada no cinema, a iniciativa vai contar com a participação de alguns cineastas portugueses.

Manoel de Oliveira, Fernando Lopes e João Mário Grilo são os nomes que compõem a lista de convidados. Para além dos debates que vão acontecer nos dois dias, o seminário conta ainda com a exibição de vários filmes, como, por exemplo, “Belarmino”, de Fernando Lopes, ou “O pintor e a cidade”, de Manoel de Oliveira.

Luís Urbano justificou a escolha destes nomes e destes filmes com o facto de “a maioria dos filmes que vão passar, ou serem de realizadores que se interessam sobre os problemas da arquitectura, ou se debruçarem sobre a temática da arquitectura propriamente dita”, esclareceu.

Numa pequena antevisão daquilo que vai ser debatido esta segunda e terça-feira no Auditório Fernando Távora da FAUP, Luís Urbano enumerou alguns dos pontos que se cruzam na arte cinematográfica e arquitectónica. “Há muitas características que unem as duas artes. É difícil escolher uma. Pode ir desde a representação no cinema dos diferentes estilos arquitectónicos, até ao estudo da representação da cidade ao longo da história do cinema”.

O seminário arrancou às 10h desta segunda-feira e, para além dos cineastas já referidos, vai contar igualmente com a presença de vários arquitectos nacionais e internacionais, com destaque para nomes como Manuel Graça Dias, Nuno Portas ou Robert Kronenburg. O crítico de cinema João Lopes também vai estar no debate, na terça-feira.

Os filmes seleccionados para serem exibidos neste seminário vão passar no Teatro do Campo Alegre e nos Cinemas Cidade do Porto. O custo dos bilhetes é de 4, 50 euros.