O presidente montenegrino, Filip Vujanovic, renovou, este domingo, o mandato por cinco anos, ao vencer as eleições presidenciais com 51,4% dos votos, segundo avançou a Associated Press, citando monitores eleitorais.

Vujanovic é presidente do Montenegro desde 2003, mas com a reeleição torna-se o primeiro presidente da República após a separação da Sérvia, que aconteceu em 2006. Os dados, ainda não oficiais, dão o segundo lugar das presidenciais a Andrija Mandic, com 20,4%. O terceiro lugar foi para o candidato liberal, Nebojsa Medojevic, com 15,7% dos votos.

A conquista de Vujanovic representa um importante êxito para o seu Partido Democrático dos Socialistas e para o seu líder, o primeiro-ministro, Milo Djukanovic. As presidências montenegrinas contaram com a presença de 800 observadores nacionais e internacionais. A afluência às urnas foi na ordem dos 69%, mais 22 pontos percentuais do que em 2003.

A República do Montenegro, que se situa nos Balcãs, separou-se da Sérvia, em 2006, após 55,5% dos eleitores terem votado pela sua independência.