O Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) é a primeira instituição de ensino superior a vencer prémio internacional Greenlight pela poupança de energia. A cerimónia de entrega realiza-se, esta quinta-feira, em Frankfurt, na Feira Light Building.

A distinção internacional Greenlight é atribuída pela Comissão Europeia e reconhece organizações que se destacam na poupança de energia.

O projecto apresentado pelo ISEP consistiu na remodelação do edifício I, de electrotecnia, que fazia parte do núcleo de raiz do instituto desde 1965. Todos os edifícios contíguos foram também reabilitados, mas no último (edifício I) foi incluído um projecto de sistemas eléctricos que previa a utilização racional de energia e a qualidade de iluminação.

O responsável pelo projecto na parte dos sistemas eléctricos, o engenheiro Barrote Dias, explicou que foram usadas “tecnologias que permitem alto rendimento e lâmpadas que promovem a poupança de energia”.

Em edições anteriores do Prémio Internacional Greenlight, houve outros vencedores portugueses como a EDP, a Vodafone e o Futebol Clube do Porto, com o Estádio do Dragão.