Assinalou-se esta terça-feira o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro. A doença é a segunda causa de morte em todo o Mundo. De acordo com dados da Sociedade Americana de Cancro, estima-se que em 2007 morreram vítimas da doença cerca de 7,9 milhões de pessoas.

Nos países desenvolvidos, os cancros da próstata, intestinos e pulmão são os que mais afectam os homens enquanto que o universo feminino regista índices mais elevados de cancro da mama, cancro colo-rectal e cancro dos pulmões.

Em Portugal, de cancro, morrem anualmente 25 mil pessoas. São diagnosticados em igual período de tempo 50 mil novos casos, uma média de seis novos casos por dia. O cancro do pulmão e do estômago são os que registam uma maior taxa de incidência e os mais mortais.

11,5 milhões de mortes por cancro em 2030

De acordo com as previsões da Organização Mundial de Saúde (OMS) o número de mortes causadas por cancro irá registar uma subida na casa dos 45%, no período compreendido entre 2007 e 2030, o que traduz um aumento de 7,9 para 11,5 milhões de mortes anuais.

Os números referentes ao diagnóstico de novos casos apresentarão uma evolução igualmente desfavorável. Perspectiva-se um aumento de 11,3 milhões, em 2007, para 15,5 milhões de novos casos em 2030. No entanto, a OMS prevê uma descida nos índices de mortalidade de determinados tipos de cancro.

O cancro do pulmão, responsável em larga escala pelo elevado número de mortes a nível mundial, deverá continuar, até 2030, a liderar a tabela dos tipos de cancro mais mortíferos. Esta tendência poderá inverter-se, ainda que dificilmente, através de um controlo global do consumo de tabaco.