Foi inaugurado, esta terça-feira, o Design Studio da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), um projecto incluído na parceria da FEUP com o MIT-Portugal.

O Design Studio é um laboratório-empresa dirigido a alunos, com condições para desenvolver projectos em grupo. O responsável pelo Design Studio, Xavier Carvalho, explicou que o objectivo do trabalho desenvolvido num espaço destes é sobretudo dirigido à engenharia de concepção, uma engenharia com outras preocupações. “Contamos que se tire muito partido desta estrutura, não propriamente para fazer projectos, mas obter resultados que sejam úteis à sociedade nos mais diversos campos, desde a indústria à saúde”, esclarece.

Motivar os alunos para além das salas de aula é o principal objectivo

A cerimónia de inauguração da estrutura contou com a presença do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, que elogiou o projecto como uma forma de incentivar os estudantes universitários a seguirem a investigação.

“Um dos principais desafios das escolas de engenharia em Portugal é saber transmitir uma cultura de investigação desde os primeiros momentos, porque é ao sensibilizarmos os mais jovens que podemos criar as massas críticas necessárias para a cultura de inovação que todos pretendemos desenvolver”, afirmou o secretário de Estado no discurso de inauguração.

A funcionar desde Janeiro deste ano, o Design Studio da FEUP contou até agora apenas com alunos do MIT-Portugal, mas em breve receberá alunos da FEUP e de outras universidades interessadas em estabelecer protocolos.

Estão previstas colaborações não só com universidades, mas também com o tecido empresarial. O responsável do MIT-Portugal e, até aqui coordenador do Design Studio, Francisco Pires, confirma que já existem empresas interessadas e que só não foram criados protocolos com essas empresas por falta de condições. “Não explorámos mais essa vertente porque tínhamos limitações, quer em termos de instalações, quer em termos de funcionamento. A partir de agora temos capacidade de lhes bater à porta e dizer-lhes que somos capazes de responder aos interesses deles”, esclarece.

Condições do espaço de acordo com as expectativas

As instalações tiveram um custo de cerca de 70 mil euros, sendo que a maior fatia foi financiada pelo MIT-Portugal e o resto pela FEUP e pela Universidade do Porto. Xavier Carvalho mostrou-se satisfeito com o espaço. “Penso que estamos muito bem servidos para começar. Não sabemos exactamente qual o número de alunos que vamos ter a frequentar, mas está previsto que o espaço esteja permanentemente aberto”, afirma.

Situado no departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial da FEUP, o laboratório-empresa tem cerca de 260 metros quadrados, com condições para 18 postos de trabalho. O local tem equipamento informático em open space, três salas de reunião (com equipamento de projecção e vídeo-conferência), uma sala técnica destinada à construção e à montagem de protótipos, um gabinete de coordenação e uma sala de apoio.