O grupo sueco IKEA vai abrir, no conselho de Matosinhos, o seu primeiro centro comercial na Península Ibérica. A superfície será a maior do grupo na Europa, já que, em conjunto com a loja inaugurada o ano passado, terá cerca de 100 mil metros quadrados.
Com abertura prevista para o fim do ano, o shopping terá dois pisos, capacidade para mais de 200 lojas, 5.100 lugares de estacionamento e deverá criar 110 postos de trabalho directos e 2800 indirectos, num investimento de 170 milhões de euros.
O novo centro comercial já tem algum do seu espaço atribuído a empresas como a Fnac, Auchan (hipermercado Jumbo), Rádio Popular, Lusomundo, Grupo Inditex (Zara, Pull and Bear, Massimo Dutti, Bershka, Stradivarius, Oysho), H&M, Sfera (Grupo El Corte Inglês) e SportZone.
O grupo estima receber 15 milhões de visitantes só no primeiro ano de actividade, beneficiando da localização estratégica, dotada de vários acessos rodoviários e com uma área de influência de 2,8 milhões de pessoas.
Este projecto insere-se nos planos do grupo para investir cerca de 660 milhões de euros em Portugal até 2015, e que incluem a abertura de sete lojas, dois centros comerciais e três fábricas “Swedwood”, em Paços de Ferreira, criando indirectamente mais de quatro mil postos de trabalho.
Nome do shopping em concurso
Entretanto, a Inter IKEA Centre Portugal lançou, esta terça-feira, um concurso com o objectivo de escolher o nome do novo centro comercial. A campanha intitula-se “E ao seu shopping, que nome vai dar?”, e está aberta a toda a gente, bastando para isso propor um nome na Internet ou através dos folhetos e computadores disponíveis na loja IKEA de Matosinhos.