A investigadora portuguesa Cristina Rodrigues vai receber, esta sexta-feira, o prémio “Era-NET PathoGenoMics PhD” na conferência europeia “Genomes 2008”, na qual participam investigadores de todo o mundo que se dedicam ao estudo de microrganismos patogénicos.

O prémio, que distingue todos os anos as três melhores teses de doutoramento publicadas na Europa, representa, para a investigadora portuguesa, “o reconhecimento internacional do trabalho que realizado”. “O facto de a minha tese de doutoramento ter sido premiada pela ‘ERA-NET PathoGenoMics’ é muito bom para o meu currículo dado que afirma o trabalho que realizei têm muita qualidade e é importante em termos científicos”, diz Cristina Rodrigues, que desenvolveu o seu trabalho na unidade de Malária do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Na sua tese em biologia celular, a cientista identifica “factores do hospedeiro que desempenham papéis importantes durante a infecção de células do fígado pelo parasita Plasmodium”, responsável pela malária. “Este conhecimento de biologia básica é importante porque oferece uma nova perspectiva acerca dos processos que decorrem durante a fase hepática de uma infecção de malária”, explica Cristina Rodrigues.

Poucas oportunidades para jovens investigadores em Portugal

Cristina Rodrigues refere que “actualmente são poucas as oportunidades” para os jovens investigadores a nível nacional. “A investigação que é feita é muito boa, porém eram precisos mais institutos de investigação, mais financiamento para equipamentos, projectos de investigação e bolsas para formação de pessoas”, diz a investigadora. “Estes componentes são essenciais para que haja mais oportunidades para jovens investigadores em Portugal”.

No entanto, Cristina Rodrigues considera que o trabalho de investigação científica “tem sido cada vez mais valorizado. “E acho que isso se deve ao facto de nos últimos anos haver uma maior comunicação da ciência por investigadores, institutos e jornalistas”.