Os jogadores do Boavista perderam a paciência com os incumprimentos salariais e efectuaram um pré-aviso de greve para o jogo frente ao Nacional, dia 20 de Abril. Caso os jogadores do clube não compareçam no jogo frente aos insulares, será a primeira greve do futebol português depois do 25 de Abril.

A totalidade dos ordenados de Fevereiro e Março e 60% do de Dezembro não foram ainda pagos e os futebolistas do Boavista ameaçam não comparecer no Estádio do Bessa para o jogo com o Nacional, da 27ª jornada da Liga. O encontro da próxima jornada, no sábado, frente ao Vitória de Guimarães não pode ser alvo de greve, já que o pré-aviso tem que ser entregue no tribunal com, pelo menos, cinco dias de antecedência.

A decisão dos jogadores do Bessa foi dada a conhecer através de Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol. A situação é particularmente grave, dado que se chegou a um ponto em que alguns jogadores, como é o caso de Angulo, já receberam ordem de despejo por não terem capacidades financeiras de cumprir as suas obrigações.

Boavista tenta resolver crise

Após o anúncio de pré-aviso de greve anunciado pelos jogadores, o Conselho de Administração do Boavista emitiu, no seu site, um comunicado onde refere que “continua a desenvolver todos os esforços para resolver o problema, acreditando que o seu total empenhamento dará resultados”. No comunicado, o Conselho de Administração do clube do Bessa mostra “compreensão” para com os atletas e explicar estar ciente que o “desconforto que o problema dos salários em atraso provoca aos jogadores, desconforto que compartilha”.

O Boavista vai então prosseguir o diálogo com investidores na tentativa de resolver a crise mas a situação que se vive no xadrez boavisteiro parece, de facto, bastante complicada.

Treino normal

O primeiro treino após o anúncio de pré-aviso de greve ficou, apesar de tudo, marcado pela normalidade. Jaime Pacheco reuniu os jogadores no centro do relvado para uma pequena palestra, para depois iniciar mais um treino com vista à preparação para o jogo frente ao Vitória de Guimarães. Tudo normal no campo de treinos do Boavista, numa altura de grave crise axadrezada.