A STCP (Sociedade de Transportes Colectivos do Porto), em cooperação com a OPT (Optimização e Planeamento de Transportes, SA), criou, com um investimento de cerca de 300 mil euros, um inovador sistema de informação com mapas esquemáticos e espinhas horárias de cada uma das linhas para as 2.700 paragens do Grande Porto, os SPIN (Suporte para Informação).

Uma fotografia de uma mapa esquemático dos autocarros londrinos serviu de ponto de partida para a criação de este novo sistema. Para além de servir de forma mais eficaz os utentes da STCP, o objectivo passava também pela criação de um pioneiro sistema informático para a criação dos mapas. Já existem em 90% das paragens e até ao final de Abril prevê-se a colocação de SPIN em todas as paragens.

Com os SPIN todas as paragens têm informação e não exclusivamente as paragens com abrigos, existe uma estimativa dos horários de passagem dos autocarros em todas as paragens e também horários para todas as linhas (cerca de 8 mil horários diferentes). As zonas STCP (ocasionais e assinaturas) e Andante estão devidamente assinaladas e os mapas esquemáticos mostram ligações com outros transportes, pontos importantes das linhas e onde as linhas se cruzam e separam.

Até aqui, todos os mapas que estão nas paragens eram desenvolvidos manualmente e tinham que ser tratados um por um. Actualmente, com a criação deste novo sistema informático, se a empresa pretender alterar alguma linha ou algum percurso não é necessário redesenhar todo o mapa: o programa altera o percurso com uns simples cliques de botões apoiado numa base de dados criada pela STCP, explicou esta quarta-feira, na apresentação do sistema, a professora Teresa Galvão Dias, da OPT.