O presidente do Conselho de Administração do banco Santander, Emilio Botín, negou qualquer movimentação no sentido de uma oferta de aquisição pública (OPA) sobre o BCP, uma vez que o grupo espanhol espera obter “em 2008-2009 mais de 15% de lucro por acção”. Por essa razão, Botín afirmou esta quarta-feira que “não são necessárias OPA nem outras operações”.

Segundo Botín, o banco Santander “é o quinto banco do mundo por lucros e o sétimo, incluindo os chineses, na bolsa, valendo 83 biliões de euros”, considerando que Portugal é um dos países que contribui para o alto rendimento do banco espanhol. O empresário espanhol explicou que está contente com a equipa do banco Santander em território português.

O banqueiro foi o convidado principal da sessão solene comemorativa dos 97 anos da Universidade do Porto presidida pelo reitor José Marques dos Santos. O discurso de Emilio Botín incidiu sobre o papel e a responsabilidade social das empresas no apoio às universidades.