Dizer "'Não' é sempre a melhor defesa", diz livro lançado pela DGC.

O “Livro Negro dos Esquemas e Fraudes na Net”, lançado pela Direcção Geral do Consumidor (DGC), ensina como evitar as burlas mais usuais na Internet. O JPN deixa algumas das dicas que constam do livro.

– “A melhor maneira de evitar uma fraude é simplesmente dizer “Não”. Mesmo que haja algo de bom na oferta, comece por dizer “Não”, em seguida procure mais informações e aconselhamento. “Não” é sempre a melhor defesa”;

– “Leia atentamente os termos e condições em que o serviço é prestado”;

– “Coloque a si mesmo a seguinte questão: se alguém conhecesse o segredo para obter a riqueza imediata, por que motivo gastaria o seu tempo a dizer a toda a gente, ou mesmo a cobrar dinheiro por isso?”;

– “Deverá entregar os seus investimentos a um estranho pelo telefone ou por e-mail?”;

– “Nunca tome uma decisão de natureza financeira pelo telefone ou por e-mail. Fale primeiro com um gestor da sua confiança”;

– “O único “milagre” das curas milagrosas é o facto de ludibriarem tanta gente”;

– “Aqueles que procuram soluções fáceis para os seus problemas de saúde são frequentemente vítimas de fraudes”;

– “Um rápido clique no botão do rato pode custar-lhe muito dinheiro e intermináveis horas de conflito”.