Aniversário da UP

Conheça a história da UP num trabalho multimédia e acompanhe a Mostra da Universidade no blogue que o JPN criou para o efeito.

Na comemoração dos 97 anos de vida da Universidade do Porto (UP), esta quarta-feira o reitor da instituição, Marques dos Santos, fez referência às mudanças provocadas pelo novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) que vieram introduzir alterações significativas mas vieram também “dar a possibilidade das unidades orgânicas se transformarem em fundações públicas com regime de direito privado”.

Marques dos Santos lembrou que foi proposto ao Ministério do Ensino Superior o modelo fundacional para a UP já “que permitirá potencialmente uma maior autonomia na gestão dos recursos financeiros, humanos e patrimoniais”.

Na sessão comemorativa, José Marques dos Santos fez referência aos dados oficiais que indicam que a “Universidade do Porto é a mais procurada por estudantes estrangeiros do programa Erasmus, sendo também a instituição portuguesa que mais estudantes nacionais coloca em universidades estrangeiras”.

A nível europeu, a UP ocupa a 33ª posição no Top 100 do Índice “Incoming Erasmus Student Mobility” e o 40º lugar do Índice “Outgoing Erasmus Student Mobility”.

O reitor revelou uma “expansão da cultura científica na Universidade do Porto” e recordou que, em 2007, esta foi responsável por 22,4% de toda a produção científica nacional. Destacou ainda a classificação da UP, obtida em 2007, colocada entre as 500 melhores do mundo e o ranking que colocou a universidade entre as 200 melhores instituições de ensino superior europeu. Ainda assim, lembrou, o objectivo para 2011 será colocar a UP entre as 100 melhores.