O Intercéltico é o mais antigo festival de música do Porto. A edição deste ano junta, mais uma vez, artistas e bandas tradicionais, portuguesas e estrangeiras.

O certame de música celta e tradicional conta, este ano, com a presença dos portugueses Galandum Galundaina e Encontros da Eira, do galego José Manuel Budiño e dos irlandeses Beoga.

Avelino Tavares, membro da organização, considera que a finalidade deste festival é “divulgar música de qualidade” e manter viva a tradição.

A organização espera cerca de mil espectadores, número bastante inferior ao de edições anteriores. “Hoje em dia há mais concertos, muita oferta e as pessoas não têm dinheiro para tudo. Assim, em vez de termos a euforia de duas ou três mil pessoas, como há uns anos, temos mil pessoas”, diz Avelino Tavares para justificar a redução do número de espectadores do evento.

Actuam no Cinema Batalha, esta sexta-feira, o grupo madeirense “Encontros da Eira” e o grupo irlandês Beoga. No sábado, no mesmo espaço, sobem ao palco os Galandum Galundaina, grupo português de Trás-os-Montes, e o prestigiado gaiteiro galego José Manuel Godinho, acompanhado do seu sexteto.