O vice-presidente de Câmara de Gaia, Marco António Costa, anunciou, esta segunda-feira, um “conjunto de obras relevantes” para o concelho.

Na área da educação, Marco António anunciou “o primeiro campus escolar para a nova geração de Gaia” destinada aos jardins de infância e ao primeiro ciclo. O projecto rondará os 4 milhões e 200 mil euros.

Segundo o vice-presidente, o novo campus escolar prende-se com três conceitos: “escola como centro de modernidade tecnológica, segurança activa e passiva e acção social e escolar

Marco António Costa pretende integrar, até ao final do mandato, a medicina na escola com a presença de profissionais de saúde nos estabelecimentos de ensino para prestar apoio aos alunos a nível físico e psicológico, bem como reencaminhar os casos mais graves para especialistas.

O vice-presidente de Gaia referiu também que o novo campus escolar vai ser dotado de “um pavilhão gimnodesportivo, museu multimédia, área de representação dramática e de um gabinete de atendimento para os pais” anunciou.

O campus escolar localiza-se formalmente em Oliveira do Douro e pertence ao agrupamento das escolas de Santa Marinha. O projecto deverá ficar concluído em 2009/2010.

Mais estradas para Gaia

A nível viário, o vice-presidente de Gaia anunciou o lançamento de concurso para uma nova Via de Ligação (VL-10) entre o nó de Gervide da A-44/IC-23 e a Avenida Vasco da Gama/EN-222.

Marco António reiterou ainda que, em paralelo à nova via de cintura interna, estão em negociações duas áreas desportivas, áreas de lazer e reabilitação urbana em Oliveira do Douro, mas também a ligação de uma ciclo via até ao Parque da Cidade. A requalificação da Rua da Mariz, em Vilar de Andorinho, orçada em 2 milhões e 400 mil euros, também foi anunciada pelo vice-presidente.