JPN abre blogue sobre mostra

Como já aconteceu em anos anteriores, para além da cobertura jornalística tradicional, o JPN dedica um blogue à mostra. Uma equipa do JPN está a produzir textos, sons e vídeos sobre o evento.

A sexta Mostra da Universidade do Porto conta com múltiplos stands, onde a afluência de visitantes tem sido elevada, particularmente devido às diversas actividades interactivas apresentadas.

Os alunos de medicina, quer do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar quer da Faculdade de Medicina da UP, desafiam os visitantes a visualizarem o próprio sangue através do microscópio, perante a ousadia do slogan “Nós já vimos o nosso sangue. E tu? Já viste o teu?” . É possível, ainda, efectuar actividades de rastreio, como medir os níveis de glicemia, colesterol, tensão arterial e melanina.

Para quem prefere emoções ao estilo televisivo, a Faculdade de Fármacia apresenta uma proposta: torne-se investigador do CSI e identifique através de reacções químicas diversos reagentes.

O Centro de Astrofísica da Universidade do Porto apresenta, pela primeira vez, um planetário digital. Com o céu do Porto como pano de fundo, a viagem pelo sistema solar permite ver Marte, a lua e observar várias constelações.

A parede de escalada, gerida pela Faculdade de Desporto, permite chegar a um nível superior que atrai os visitantes com gosto por actividades radicais. Os expositores da Faculdade de Engenharia mostram robots capacitados para desenvolver actividades como jogar futebol.

O stand da Faculdade de Belas Artes propõe uma sessão fotográfica original. Os visitantes são desafiados a tirar fotografias com objectos invulgares como é o caso de um regador ou um coador.