Foi definido, esta quinta-feira, o calendário para a edição deste ano do Festeatro. O concurso, organizado pela Associação de Colectividades de Vila Nova de Gaia, vai decorrer entre Maio e Julho.

O Festeatro é, segundo o presidente da associação, Fundevila Moreira, uma forma de promover e divulgar o “teatro de qualidade feito por amadores no concelho”, que é um “facto, só por si, digno da maior relevância”.

O concurso é aberto a todos os grupos cénicos de instituições sediadas em Vila Nova de Gaia, e cada género de teatro vai ter um vencedor final.

Novidade do teatro infantil

Na reunião da noite de quinta-feira, Fundevila Moreira apresentou a novidade da edição deste ano: o teatro infantil. Esta é uma área na qual “a Associação de Colectividades de Gaia pretende apostar muito no futuro próximo”.

As instituições concorrentes ao teatro infantil são a Escola EB 2/3 Escultor António Fernandes de Sá, a Escola EB 2/3 de Grijó e a Fundação Padre Luís.

Além dos mais pequenos, as áreas em concurso são: comédia, farsa, revista e drama. Teatro para crianças, tragédia e opereta ficaram excluídos, já que nenhuma das colectividades concorreu a estes géneros.

O terceiro Festeatro começa a 10 de Maio, com a revista “Renascer parentes”, da Associação Recreativa Entre-Parentes, e tem a última representação a 19 de Julho, com a comédia “No autocarro”, pela secção juvenil do Sporting Clube Candalense.

A cerimónia de encerramento, na qual se vai proceder a entrega de prémios, está marcada para 26 de Julho, no auditório do Centro Cultural e Social de Olival.