Continua o descalabro benfiquista no Estádio da Luz. Em plena luta pelo acesso directo à Liga dos Campeões, e em vésperas da deslocação a Alvalade para a meia-final da Taça de Portugal, o Benfica sofreu uma derrota humilhante, em casa, diante da Académica por 3-0. Na sexta-feira, a Académica pode ter traçado o destino negro do Benfica na procura dos milhões europeus.

Quem aproveitou de imediato o colapso do frágil paciente encarnado foram os conquistadores de Guimarães. A jogar sob a protecção das muralhas do seu castelo, o Vitória venceu o Boavista por 1-0, com o golo solitário a ser apontado por Mrdakovic. Respira-se o ar da Champions, no segundo lugar que agora é do Vitória com 48 pontos, mais três que o Benfica.

Aos vimaranenses, seguiram-se os senhores de Alvalade. Com a oportunidade única de ultrapassarem o eterno rival na classificação, os leões receberam a visita do Leixões e com paciência de chinês ganharam por 2-0. Tonel e Liedson foram os quebra-nozes na difícil escalada até à Liga dos Campeões. O Sporting é terceiro, com mais dois pontos que o rival da segunda circular.

A jogar à parte e já enfaixado, o campeão FC Porto trouxe do passeio turístico que fez ao Bonfim mais três pontos, mercê da vitória por 2-1 sobre o Setúbal. Setúbal esse que também não levou muito a sério a partida que serviu sobretudo para medir a tensão do jogo de terça-feira. Setúbal e FC Porto reencontram-se no Bonfim para ver quem valida o andante para o Jamor.

Paços ganha fôlego na fugida à Liga Vitalis

O Paços de Ferreira conseguiu na Madeira três pontos, tão preciosos quanto o pão para a boca. No Estádio da Madeira, os da capital do Móvel venceram o Nacional por 2-1 e relegaram o Leixões para a zona vermelha da tabela. Melhor sorte teve a outra equipa da ilha, o Marítimo. 3-0 à Naval, na Figueira da Foz, e o sonho europeu mantém-se vivo para os insulares.

Quem ocupa actualmente o sexto e último lugar que dá via verde à Taça Uefa é o Belenenses. A equipa da Cruz de Cristo foi à Reboleira derrotar o Estrela da Amadora por 2-0 e prolongou a sua estadia na zona europeia. Os tricolores, apesar da derrota, têm ainda uma margem razoável de seis pontos para a linha de água.

A jornada cerra as cortinas na segunda-feira, quando o lanterna vermelha Leiria cumprir calendário na pedreira de Braga.

Sem a carga explosiva de outros tempos, é certo, a próxima jornada fica marcada pelo encontro entre dois velhos e eternos rivais. FC Porto e Benfica. No Dragão, os da casa vão prolongar a festa do 23º título nacional enquanto as águias vão à procura de conseguir em casa do inimigo aquilo que lhe tem faltado no seu ninho: vitórias. Pelo meio, há festa da Taça.