O relatório de contas da Câmara Municipal do Porto para o ano fiscal de 2007, apresentado esta terça-feira em reunião do Executivo, indica que a dívida global da autarquia situou-se nos 177,2 milhões de euros, o que significa uma diminuição de cerca de 20 milhões relativamente a 2006. Registou-se, ainda, um decréscimo de 13 milhões de euros na dívida bruta a fornecedores, caindo para 6,2 milhões, comparando com o ano anterior.

No que diz respeito às receitas, registou-se um aumento de 4,7% da receita global, contrariando a tendência dos anos anteriores. Segundo o relatório de contas da autarquia, a receita cobrada aumentou 8,1 milhões de euros devido ao crescimento significativo das receitas correntes (31,4 milhões de euros) em detrimento do decréscimo das receitas de capital (23,2 milhões de euros).

Apesar do aumento da receita global, assistiu-se, também, a um acréscimo nas despesas, no valor de 4,1%. Relativamente à despesa corrente, gastou-se mais com pessoal e com aquisições de bens e serviços. Em 2007, a despesa facturada diminuiu 5,2 milhões de euros e a despesa paga aumentou 7,8 milhões face ao ano anterior.

O investimento global subiu (7,5%), o que já não acontecia desde 2004. Foram investidos 26,2 milhões de euros para a intervenção em dez bairros municipais e na construção de duas novas urbanizações (Fontainhas e Salgueiros), que contam com 61 fogos.