O Instituto de Meteorologia accionou o aviso laranja para 15 dos 18 distritos de Portugal continental, atendendo à previsão de chuva, vento e ondulação fortes. Esta situação climatérica levou, ainda, a Autoridade Nacional de Protecção Civil a accionar o alerta azul.

O nível laranja do Instituto de Meteorologia é accionado em situações meteorologicas de risco moderado a elevado, sendo o segundo nível mais elevado, depois do verde e do amarelo e antes do vermelho. A alerta azul da Autoridade Nacional de Protecção Civil é primeiro de quatro níveis.

Nesta quinta-feira, apenas os distritos de Santarém, Portalegre e Évora ficam na zona amarela. Para os restantes 15 distritos, o Instituto de Meteorologia prevê vento muito forte, com rajadas que podem atingir os 120 quilómetros por hora nas zonas mais a norte e interiores, e de 100 quilómetros no litoral centro e norte.

Para o distrito do Porto espera-se chuva persistente e temporariamente forte, acompanhada com trovoadas e granizo, cenário que se deverá repetir na sexta-feira. Para quinta-feira, a temperatura máxima esperada é de 15ºC.