Em comparação com o primeiro Inquérito Nacional ao Consumo de Substâncias Psicoactivas na População Portuguesa, realizado em 2001, a cannabis foi a droga que registou o maior aumento de consumo. Nos últimos seis anos, subiu de 8% para 12% o número de pessoas que afirma ter consumido cannabis, pelo menos uma vez.

Outra das conclusões do inquérito, que teve como amostra 15 mil pessoas, indica que as faixas etárias ente os 15 e 24 anos e os 25 e 34 anos registam a maior incidência de primeiras experiências com drogas.

Ainda que o consumo de drogas tenha aumentado, Portugal encontra-se entre os países com os níveis mais baixos no que refere ao uso de substâncias psicoactivas, com excepção da heroína.
Segundo o mesmo documento, o álcool é a substância que regista o maior consumo entre os portugueses, sendo que 80% da população afirma já ter bebido pelo menos uma vez na vida.

O II Inquérito Nacional ao Consumo de Substâncias Psicoactivas na População Portuguesa (INPP) resultou de um protocolo entre o Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT) e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.