grafico_eleicoes.jpgResultados actuais, segundo a AP

No início eram 15 candidatos, sete republicanos e oito democratas, mas agora, a corrida faz-se a apenas três, quando um dos lados já escolheu o seu candidato às eleições presidenciais de Novembro.

John McCain é o candidato republicano à Casa Branca, tendo ultrapassado a marca dos 1.191 delegados necessários. Hillary Clinton e Barack Obama não contrariaram o favoritismo e despistaram a concorrência dos restantes democratas, mas mantêm-se envoltos numa luta sem fim, cheia de pequenos episódios e polémicas.

O senador do Illinois segue, por enquanto, em frente, mas os 1.414 delegados conquistados estão ainda longe do total para garantir a nomeação, que se fixa em 2.025 delegados. A história poderia ter sido diferente caso Obama tivesse conseguido ganhar os estados do Texas e Ohio, que se mostraram essenciais para a continuidade de Clinton na corrida para a nomeação. Contudo, foi a antiga primeira dama quem levou a melhor, ganhando um novo ânimo, apesar de Obama contar com mais delegados do Texas do que Clinton, através do complexo sistema democrata de contagem.

Democratas favoritos na Pensilvânia

São 158 os delegados em jogo nas próximas eleições primárias, na Pensilvânia a 22 de Abril. O Estado, segundo as sondagens mais recentes da Real Clear Politics, está polarizado, mas dá uma ligeira preferência aos democratas (48% contra 40% dos republicanos), em termos nacionais. Hillary Clinton é, segundo as mesmas sondagens, a favorita (49% tem preferência pela antiga primeira dama, 42% votará em Obama).

Apesar do peso da Pensilvânia, as decisões poderão estar marcadas para as eleições de 6 de Maio, disputadas nos estados da Carolina do Norte, onde Obama é claro favorito, e Indiana, que deverá ditar os destinos dos dois principais candidatos democratas. Em caso de vitória, as aspirações de Hillary de voltar à Casa Branca poderão cair por terra.