José Miguel Ferreira, aluno da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi o vencedor do conceituado Prémio REN, em 2007.

O trabalho vencedor tem o título de “Projecto e Simulação de um Controlador FACTS (Flexible AC Transmission Systems) para Maximização da Controlabilidade e Capacidade de Transmissão do Sistema Eléctrico de Transmissão de Potência” e valeu ao aluno um galardão de 12.500 euros.

Prémio REN

O Prémio REN (Redes Energéticas Nacionais, SGPS, S.A. ) instituído em 1995, visa estreitar e intensificar os laços com as escolas de engenharia. O galardão é atribuído anualmente e distingue, em anos alternados, as melhores teses de mestrado ou os melhores trabalhos de licenciatura realizados em universidades portuguesas sobre temas no âmbito das redes dos sistemas eléctricos de energia e gás natural.

“Eu, no ano passado, tinha ficado em terceiro lugar, com um projecto de fim de curso que fiz com outro colega”, contou ao JPN José Miguel Ferreira, mas só este ano com um trabalho assente nas “alternativas à construção ou aumento de capacidade de linhas e corredores de transporte de energia eléctrica”, é que o aluno da FEUP subiu ao topo do pódio da REN.

FEUP “é uma instituição de ensino de referência”

“Fico muito satisfeito por ter vencido este prémio porque vejo reconhecido, por uma empresa de referência, o meu trabalho de mestrado e também pelo prestígio que traz e que se torna num marco da minha formação académica”, explica José Miguel Ferreira.

Ao longo dos últimos três anos o Prémio REN tem-se patenteado por um aumento sustentado de trabalhos a concurso (seis, nove e 15, entre 2005 e 2007). A cerimónia de entrega do “Prémio REN 2007” decorrerá em Sacavém, no dia 13 de Maio.

Para José Miguel Ferreira, o factor essencial que fez o seu projecto destacar-se face a todos os outros em concurso prende-se com o facto de este abrir possibilidades de “melhorar o desempenho de transporte da rede e permitir maior controlabilidade da rede, ou seja, responder a perturbações e tornar a rede eléctrica mais imune”.

A FEUP conquista assim, através de mais um dos seus alunos, um prémio de relevância a nível nacional. “A FEUP, sem dúvida, é uma instituição de ensino de referência, possui boas condições, boas infra-estruturas, possui diversa informação em termos de bibliografia para consulta, possui professores bem formados e, claro, quando uma faculdade tem prestígio, capta os melhores alunos”, rematou José Miguel Ferreira.