O Vitória de Guimarães não foi além da igualdade a zero, na sexta-feira, na abertura da jornada frente à Académica, em Coimbra. Os vimaranenses defendiam o segundo posto, mas não foram capazes de somar os três pontos. A Académica está cada vez mais próxima da manutenção. Os estudantes foram quem esteve mais próximo da vitória ao atirar uma bola à trave.

Por seu lado, o Sporting era favorito à vitória em Leiria frente ao União. Os comandados de Paulo Bento tinham acabado de vencer o rival Benfica e podiam aproveitar o deslize do Guimarães em Coimbra. Contudo, Paulo César fez questão de contrariar os prognósticos e deu uma vantagem de dois golos ao último classificado antes do intervalo. A segunda parte fica marcada por um domínio do Sporting e por um golo mal anulado aos “leões”. N’gal dilatou a vantagem do Leiria, Liedson reduziu e Cadu fechou o contador.

Leixões e Estrela da Amadora empataram a zero num jogo de futebol pobre. O emblema de Matosinhos somou o 14º empate no campeonato e continua sem assegurar a permanência. O Leixões procurou a vitória, mas não conseguiu derrotar a equipa da Reboleira, empatando a zero.

O Paços de Ferreira não aproveitou os deslizes dos adversários e perdeu a possibilidade de se adiantar no confronto do adversário directo. A equipa pacense esteve duas vezes em vantagem graças a William e Wesley. Contudo, a Naval empatou por duas vezes, por Marcelinho, de penalty, e Diego, nos descontos. A equipa nortenha continua acima da linha de água, um ponto acima do Leixões.

O Sporting de Braga foi goleado por 4-1 na Madeira frente ao Marítimo. A equipa de Manuel Machado esteve a vencer com um golo de César Peixoto na conversão de uma grande penalidade. A segunda parte ficou marcada pela reviravolta madeirense com dois golos de Marcinho, João Luiz e dois golos de Mossoró. O Marítimo fica mais próximo da Europa, enquanto o Braga perdeu quase todas as chances de atingir a UEFA.

O Belenenses-Vitória de Setúbal encerra a ronda esta segunda-feira, pelas 19h45, no Estádio do Restelo.