Das 1.544 candidaturas aprovadas na primeira fase do Porta 65, programa de apoio ao arrendamento jovem, mais de metade (922) correspondem à região Norte do país, de acordo com os dados do Relatório Técnico de Avaliação (em PDF) do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU). Os jovens entre os 20 e os 28 anos foram os que mais procuraram apoio financeiro através do programa.

Entre 3 de Dezembro de 2007 e 3 de Janeiro de 2008, o IHRU abriu dez mil candidaturas, das quais foram preenchidas 3.561, o que corresponde a 37% das candidaturas abertas. No entanto, apenas 1.544 vão receber apoio financeiro, ou seja, 43% das solicitações submetidas.
Problemas encontrados no Porta 65

A rejeição das restantes candidaturas deve-se a três factores: à divergência entre os rendimentos indicados e os registados nos documentos comprovativos, aos elevados valores de renda ostentados – excediam os máximos admitidos – e à apresentação das taxas de esforço superiores às permitidas pelo programa.

Por seu lado, as dificuldades no acesso ao Porta 65 foram sentidas a três níveis: nas instruções de candidaturas (digitalização de documentos comprovativos, na criação de conta de e-mail, entre outras); no cumprimento de critérios, a destacar a compreensão das instruções da candidatura no modo online; e por último, os 31.113 ataques ao sistema informático do IHRU durante os 32 dias do período de candidaturas.

Dois milhões de euros vão ser investidos nas 1.544 candidaturas aprovadas pelo programa Porta 65.
Segunda fase arranca a 23 de Abril

A segunda fase de candidaturas ao Porta 65 começa esta quarta-feira e dura um mês. A ajuda financeira disponível nesta etapa ronda os 15 milhões de euros. Até ao final de 2008 vão decorrer ainda mais duas fases nos meses de Setembro e Dezembro.