Roger Federer, número um mundial, venceu a 19ª edição do Estoril Open. O tenista suíço beneficiou da desistência de Nikolay Navydenko para vencer o seu 54º título em 71 finais. Federer venceu os 51.900 euros do prémio da final e obteve a sua sétima vitória em provas de terra batida.

O primeiro set da final ficou marcado pela intensidade do jogo praticado. Ambos os jogadores eram tidos como favoritos à vitória e não defraudaram as expectativas. No jogo decisivo, Roger Federer esteve a vencer 5-1, deixou-se empatar, mas levou a melhor e finalizou com um 7-5.

O Estoril Open ficou marcado pelas constantes interrupções devido à chuva. Contudo, esta não acabou com a partida. O segundo set foi o ponto final do desafio pois Davydenko teve de desistir. O tenista russo lesionou-se na perna esquerda e foi forçado a abandonar, numa altura em que Federer vencia por 2-1. O torneio português foi pela primeira vez decidido através do abandono de um dos finalistas.

Kirilenko vence nas mulheres

Uma hora e 24 minutos foi o tempo que a russa Maria Kirilenko demorou a vencer a checa Iveta Benesova. Os parciais da vitória foram de 6-4 e 6-2. A moscovita de 21 anos foi sempre melhor ao longo do encontro e acabou por vencer com tranquilidade. Nem uma lesão na coxa direita impediu a tenista de confirmar o favoritismo que lhe era atribuído após a eliminação de Flavia Pennetta. Kirilenko recebeu os 15.000 euros da vitória e o terceiro título após Kolkota e Pequim.

Wesley Moodie e Jeff Coetzee, primeiros cabeças-de-série, conquistaram o título em pares masculinos frente a Jamie Murray e Kevin Ullyett. A partida terminou com os parciais de 6-2, 4-6 e 10-8 no tie-break após uma hora e 14 minutos de jogo.

Maria Kirilenko e Flavia Pennetta estrearam-se a pares e levaram o troféu do Estoril Open. As tenistas tidas como favoritas à vitória em singulares venceram na final a pares a dupla Mervana Jugic-Salkic/Ipek Senoglu com parciais de 6-4 e 6-4.

Frederico Gil, o melhor português

Frederico Gil chegou aos quartos-de-final do Estoril Open após eliminar Nicolas Mahut e João Sousa. O melhor português apenas foi eliminado pelo vencedor e número um mundial, Roger Federer. Gil respondeu bem ao favorito suíço, mas a partida terminou com parciais de 6-4 e 6-1. Michelle Brito, a grande esperança do ténis português, acabou eliminada na ronda inaugural após derrota frente a Sanda Mamic por 2-6, 6-0 e 6-4.