O ex-ministro da Justiça José Pedro Aguiar Branco, o primeiro nome a avançar com uma candidatura à liderança do PSD, anunciou que vai retirar a sua candidatura. O recuo de Aguiar Branco surge após o anúncio de Manuela Ferreira Leite de que esta se vai candidatar à presidência do partido.

“A minha candidatura não serviu de lebre para outras apostas. No momento em que anunciei a minha candidatura estava convicto de que era o melhor para o partido”, afirmou Aguiar Branco, em declarações ao Rádio Clube Português, como resposta às acusações de que o seu anúncio não passou de um lançamento para outras candidaturas.

Quanto a uma possível candidatura de Rui Rio, Aguiar Branco não tem dúvidas: “Manuela Ferreira Leite é um nome de consenso dentro do partido, algo que Rui Rio ainda não obteve.”

Manuela Ferreira Leite anunciou, citada pela Lusa, que é candidata à liderança do PSD, mas só na segunda-feira apresenta formalmente a candidatura. Rui Rio já disse que não é candidato, mas é apontado como possível número dois da candidatura de Manuel Ferreira Leite.

Patinha Antão, Pedro Passos Coelho e Neto da Silva são os três outros candidatos à liderança do maior partido da oposição.